Arranjos Florais


Para elaborar um arranjo de flor não precisa ter muito dinheiro, e sim imaginação, delicadeza e bom gosto. 



No mundo das flores são infinitas as opções (flores de jardim, em feiras, mercados e em floriculturas) hoje em dia há uma gama enorme de espécies e cores, e o Brasil desenvolveu a facilidade de produção de flores com a origem europeia, são excelentes para decorar o ambiente de trabalho, hotéis, restaurantes, bistrôs, aniversários, formaturas, e agradecimentos. É infinita as possibilidades onde pode-se florir e encantar os olhos.

É importante saber a época das flores e sua durabilidade, por exemplo, se for casar no inverno com certeza terá tulipas firmes, hortênsias de todas as tonalidades, calêndula, amor perfeito, prímula, íris, narciso, orquídea denphal, azaleia, glicínia, ciclâmen, orquídeas cimbidium, entre outras. Com esta variedade você conseguirá um belo bouquet de noiva, e uma decoração de festa sem preocupação se irá murchar.



 No verão e em lugares abertos, é de costume optar por flores resistentes como margaridas, flores do campo em geral e girassol. As flores e folhagens tropicais são conhecidas pela beleza de suas cores, pelo exotismo de suas formas e pela excelente durabilidade, temos como exemplo os antúrios, ananás do GF mato, gingers, musa costus, helicônias, bastões do imperador, alpinias arácea, cordyline dracena, papiro, mini papiro, filodentro, cordyline bolero, haste de cobra costus e pitosporum, todos são excelentes em decorações para ambientes alegres e grandes. 
Só é necessário saber coordenar para que tudo fique em harmonia e não faça parecer uma selva. Neste tipo de decoração a frase "menos é mais" cai bem.

Segue abaixo alguns itens importantíssimos para você que quer fazer seus próprios arranjos florais:



•    Tesoura simples ou de jardinagem: tem que ser boa! – para cortar fitas, elásticos, plásticos e embalagens.
•     Faca pequena: Para cortar a espuma floral e podar o talo (quem preferir usar faca ao invés de tesoura de poda também pode).
•    Tesoura de poda: tem que estar muito afiada e é o item que em minha opinião, é fundamental para podar e preparar o talo.
•     Espuma floral: Uma espuma verde que deverá ser colocada de molho na água para absorvê-la e fixar os arranjos, é extremamente útil.
•     Borrifador de água: Para usar nas flores e folhas ao finalizar o arranjo.
•     Kenzan para Ikebanas: É uma peça de ferro com preguinhos de bronze ou de metais utilizado para segurar o arranjo.
•     Jarro: Materiais como vidro, porcelana, alumínio, prata e inox são os mais recomendados e utilizados. 



Uma outra dica legal é que se você quiser algo mais prático para brilhar as folhas, compre um brilha folha. Caso preferir algo mais natural coloque álcool e água no pulverizador e passe delicadamente um pano macio nas folhas, são detalhes que realmente fazem toda a diferença no resultado final.
Com estes materiais você poderá enfeitar dentro de casa, almoços, sítios, restaurantes e onde mais sua imaginação permitir. E sabe aquele médico que você precisa presenteá-lo? Um arranjo é um presente certeiro. Um arranjo para a esposa do teu colega de trabalho, caso você precise visita-lo, é uma excelente opção em casos que não há intimidade e onde a delicadeza é bem vista.





Outra opção de flores delicadas como o vasinho de violeta, pode-se embalar em um papel bonito e em um tecido que combine com a flor ou até mesmo plante em uma bela xícara e faça uma cesta de biscoitos, pães, café da manhã, chá da tarde, vinho e massa - nesta você pode colocar uma erva de manjericão, é uma excelente opção. Essas foram as dicas Especiais do site ikebanaflores.com.br.

Algumas referências mais ..... diferentes estilos e conceitos.







Fotos: google/pinterest