Orquídeas que florescem em agosto



O Equador é o país onde se encontram o maior número de espécies de orquídeas, com mais de 3.549 plantas, depois temos a Colômbia, com 2.723, a Nova Guiné com 2.717 e o Brasil com 2.590.




Mas, Bornéu, Sumatra, Madagascar, Venezuela e Costa Rica também possuem um número bastante significativo de espécies. Se agruparmos por continentes temos a América Latina e o caribe com cerca de 350 gêneros, a Ásia com algo em torno de 300 gêneros, a África com 125 a 150 gêneros a Oceania com 70, a Eurásia com 50 e a América do Norte com aproximadamente 20 e 30 gêneros de orquídeas catalogadas.

Anote o nome da espécie de sua orquídea numa plaqueta. Também é interessante atribuir-lhe um código (numérico ou alfanumérico, como queira), para facilitar a identificação no caso de uma coleção de médio ou grande porte. Um desafio que os orquidófilos enfrentam é memorizar o nome de suas plantas, quase todos em Latim ou latinizados – raramente as orquídeas têm nomes populares. Mas isto termina se tornando um excelente exercício de memória. Desenvolva igualmente o hábito de anotar a data da floração de cada planta. Se ela não voltar a florescer na mesma época, no ano seguinte, isto pode ser um sinal de alerta: talvez ela esteja com algum problema. Examine, então, as condições de irrigação, luminosidade, ventilação…

Plantas que estão florescendo este mês.


Brassavola nodosa

Catteya loddigesli

Cymbidium tracyanum

Dendrobium fimbriatum

Dungsia harpophylla

Oncidium croesus

Phaius tenkervilleae

Zygopetalum crinitum