Para as flores durarem mais tempo !!!



Quem não gosta de manter a beleza das flores por mais tempo em casa, seu perfume suas belas cores, pois então pensando nisso selecionei algumas dicas muito interessantes  para você ficar com essas maravilhas mais tempo em sua casa.

Em vasos

A primeira dica é o bom e velho açúcar: açúcar na água. Um dos métodos mais simples e mais eficazes . Basta adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de açúcar a cerca de um litro de água e seguir todos os passos para prolongar a vida das flores cortadas.


Coloque as flores longe da luz solar direta e calor. Quanto mais fria a sala, mais suas flores vão durar, mas não se esqueça de manter o ambiente acima de zero. Nem pense em colocar as rosas na janela para que absorvam o sol; o calor vai fulminá-las rapidinho.

Se a sala na qual as flores estiverem for particularmente quente, coloque-as perto de correntes de ar, como ao lado de uma janela aberta, perto da porta ou de um duto de ventilação.







Mantenha suas flores longe de frutas. Você também deve manter seu vaso de rosas longe de frutas para prolongar sua vida. O amadurecimento dos frutos emite gases que incentivam as suas flores a se desenvolverem - então coloque a fruteira em outro lugar!



Corte as flores jovens na diagonal e no início da manhã, antes do dia esquentar. Preservar a vida de rosas começa quando elas são tiradas da planta em crescimento. Além de fazer isso pela manhã, certifique-se de usar uma faca ou tesoura afiada para cortar o caule e fazer o seu corte na diagonal. Eis o motivo:
Em primeiro lugar, um corte preciso ajuda a planta a se regenerar sem infecção na lesão.

Em segundo lugar, ele será melhor absorvido na flor cortada do que um corte com esmagamento por uma ferramenta cega.



É melhor fazer um corte na diagonal (inclinado), em vez de cortar perpendicularmente. Isso aumenta a área de tecido celular exposta à água, permitindo que a haste possa absorver mais água.

Troque a água no vaso a cada 1 a 3 dias. É importante trocar a água de seus rosas regularmente, idealmente a cada 1 a 3 dias, para que elas tenham um bom abastecimento para se nutrir. Isso impede as bactérias de se acumularem na água e a mantém com um cheiro fresco também.

Se você estiver testando algum dos métodos para manter as rosas frescas, lembre-se de repetir o processo toda vez que trocar a água.

Toda vez que trocar a água, corte de cerca de 2 cm da haste. Isso ajuda a manter as células em contato com a água fresca. As flores vão absorver água, por isso coloque mais quando nível dela cair.

Se você não puder repor a água, encha o vaso até cerca de 2 cm de distância da boca dele.

Evite deixar as folhas submersas ou em contato com a água;

Trocar a água pelo menos a cada 2 dias, sempre com água limpa;



Na ocasião da troca, primeiramente lave as hastes em água corrente;

A cada troca de água corte com uma tesoura ou faca afiada uma ponta da base da haste para abrir novamente os vasos que transportam a seiva, para a maioria das flores e folhagens basta cortar na diagonal para ter uma área de absorção ampliada, e colocar a haste na água o mais rápido possível;

Flores que “ soltam leite” como o bico de papagaio devem ter o local do corte passado rapidamente em água quente para retirar o leite que fica ressecado na haste, impedindo o contato com a água;

Flores com hastes lenhosas ou grossas(rosas) devem ter a base da haste cortada em diagonal e em seguida cortada ao meio em 1 ou 2 centímetros;
Para flores com hastes ocas(Amarílis, dálias…) faça um furinho com alfinete logo abaixo da flor para deixar entrar o ar;



Retire as “antenas” de pólen dos lírios para não manchar as pétalas, as paredes ou as roupas;
Para que a rosas melhorem a aparência, retire as pétalas estragadas com cuidado;
Uma pitada de açúcar, 2 a 3 gotas de cloro ou 1 comprimido de aspirina, ao serem acrescentados à água das flores ajudam a mantê-las bonitas por mais tempo.


Evite colocar mais que quatro centímetros de água no vaso de flores, pois mais que isso propiciará a proliferação de fungos que apodrecem as flores.
Com esses cuidados sua flores poderão durar até 15 dias.   Fonte: blogamelias.com.br, wikihow.com.br

 No jardim

Escolha um solo rico em nutrientes e com boa drenagem. As rosas florescem melhor se tiverem as condições adequadas. Isso inclui boa drenagem, local ensolarado e solo fértil. Coloque bastante adubo na terra. Um balde por metro quadrado é o ideal.



Muitas vezes é uma boa ideia evitar plantar rosas onde elas foram plantadas anteriormente, pois algumas doenças podem ser transmitidas pelo solo e o crescimento pode ser mais lento se uma roseira substituir outra. Se não for possível evitar a reutilização de uma área, tente substituir o máximo de terra possível para evitar a contaminação cruzada.

Alimente suas roseiras usando adubo ou suplementos especiais para garantir um longo período de floração. As roseiras são plantas "famintas", que precisam de boa alimentação. Idealmente, isso deve começar no momento do plantio, fortalecendo o solo com estrume. Continue nutrindo a planta ao longo do ano, assim que a estação de crescimento começar no final da primavera.

O viveiro local ou loja de produtos para jardim deve ser capaz de fornecer nutrientes adequados para roseiras. Verifique as instruções – a maioria deles precisa ser aplicado duas vezes ou mais durante o período de floração.







Use uma cobertura no solo também. Você pode ajudar sua roseira a reter água usando cobertura vegetal, o que também afasta as ervas daninhas. Essa técnica envolve aplicar uma camada superior de matéria orgânica em torno da base da rosa. O esterco funciona bem, assim como aparas de grama, casca de árvore ou algas marinhas.

Lembre-se de reaplicar a cobertura no solo regularmente. Uma aplicação anual de cobertura morta com cerca de 5 cm de profundidade no início do inverno é o ideal.

Molhe as plantas regularmente para ter muitas flores. As roseiras gostam de muita água. Lembre-se de que vasos secam mais rápido do que jardins, portanto as roseiras em recipientes precisam ser regadas com uma regularidade maior. Regue bem e garanta bastante água após o plantio até que ela esteja bem estabelecida. Isso pode levar até 2 anos.



Corte as flores velhas para fazer a roseira florescer de novo. Retirar as flores murchas é uma das melhores maneiras de manter a roseira florescendo. Isso funciona porque a planta não investirá a energia na produção de frutos e assim pode produzir mais flores.

Espere até que as flores estejam murchas ou com pétalas caindo e use uma lâmina limpa ou tesouras de poda para cortar a haste perto do primeiro do primeiro conjunto de cinco folhas. É uma boa prática verificar a sua roseira cerca de duas vezes por semana durante o período de floração para tirar as flores gastas.

Cuide de suas rosas ao primeiro sinal da doença. Se a sua roseira sofrer o ataque de pragas ou doenças, ela vai investir energia na autodefesa em vez de produzir mais flores. Você pode apoiar a planta na luta contra pragas e doenças monitorando sinais problemas e usando um tratamento adequado da loja de jardinagem.

Pulverize ao primeiro sinal da doença, elimine pulgões usando escovas para retirar os insetos fora ou pulverizando com inseticida e removas as folhas doentes ou hastes decadentes sempre que possível.




Doenças de plantas comuns incluem a ferrugem ou mancha preta. Você verá sinais nas folhas se sua planta estiver afetada, por isso fique atento para sintomas como pústulas laranjadas na parte inferior das folhas, manchas negras ou áreas amareladas.





Pode suas rosas fora do período de floração. Mantenha a saúde da roseira podando-a fora do período de floração, como no inverno ou início da primavera. Isso é especialmente importante no primeiro ano após o plantio.

A melhor maneira de podar sua roseira depende da variedade dela. Variedades como arbustos ou trepadeiras se beneficiam de diferentes abordagens para a poda, por isso consiga conselhos específicos para a sua variedade.

Sempre remova partes mortas ou fracas durante a poda de qualquer variedade. Fonte: blogamelias.com.br, wikihow.com.br