Roseiras: cuidados .


Vamos cuidar das roseiras, algumas dicas para deixar essas maravilhas vigorosas e cheias de cor.




As roseiras começam a florir a partir da primavera e devemos adubá-las a cada dois meses para que fiquem sempre bem nutridas.

A única exigência é que em seu período de dormência, no final de outono,  não se deve adubá-la.
Adube com NPK 4-14-8.

Elimine as folhas e flores secas, não corte apenas a cabeça seca, corte acima da segunda gema. Esta poda trará mais força à planta. As plantas estarão prontas a serem podadas quando o arbusto ficar sem folhas, ou somente algumas folhas durante o inverno.

Não pode muito por achar que isso deixará a planta mais forte o excesso de pode pode prejudicar a planta.

Usar forração ao lado da roseira ajuda a mantê-la em terreno úmido e fértil. Além de evitar o crescimento de ervas daninhas.

As forrações a serem usadas podem ser: madeira, grama seca, palha, casca de pinus, e casca de coco.





A poda deverá ser feita no inverno sempre em forma enviesada..
A roseira deve ter luz solar pelo menos 6 horas por dia. O solo deve estar bem drenado, a roseira não suporta solo argiloso. 
As pragas mais comuns são : pulgão e besouros.
Se for plantar a roseira espere o outono para fazer. Não plante muito próximo aos  muros.

PRINCIPAIS PROBLEMAS EM ROSEIRAS

Os principais problemas podem ser: fungos a poeira e ferrugem.


Mancha Negra: as folhas menores adquirem uma coloração preta e amarronzada e morrem. Fundo comum em climas quentes e úmidos.

Livre-se das folhas prejudicadas e aplicar spray de óleo de sódio para protegê-las de infestações

Ferrugem: um dos principais problemas quando as folhas ganham cor amarelada nas laterais e na superfície. A umidade e o calor estimulam a formação dessas manchas.  Aplicar spray de enxofre durante o crescimento, um fungicida ou pesticida orgânico para que a planta desenvolva-de de forma saudável.
Ácaros: insetos invisíveis que ficam na extremidade das plantas. Sua existência só é notada pela existência de teias nas folhas. Eles absorvem a seiva e tornam amarelada.
Limpar a planta e pulverizar com água e sabão neutro e óleo de verão ( cuidado para não contaminar plantas aquáticas). Os inimigos naturais dos ácaros são as joaninhas, que comem os pulgões.

Besouros e lagartas: a dica é passar inseticida por baixo das pétalas, e o cuidado de limpar o jardim e fazer uma análise constante.