BEM-VINDOS AO BLOG, VISITEM TAMBÉM AS MÍDIAS SOCIAIS DECORA INTERI

Flores na Piscina !!!

Vamos ver algumas dicas para você colocar flores na área da piscina. Fica lindo, alegre.



Dependendo da região que você mora e do clima, os cuidados podem ser maiores.

Algumas plantas estão mais aptas a esse clima úmido de piscina e outras, preferem um ambiente mais seco e não vão se dar bem por essas bandas. Assim, fique atento a este artigo para saber quais são as espécies apropriadas para um ambiente com piscina. 


 Limpeza

Este é o principal tema na hora de organizar um ambiente com piscina. Elas precisam estar sempre limpas com as suas águas impecáveis. As folhas trazidas pelo vento são sempre um problema e parece que são obrigatoriamente atraídas para as águas límpidas da sua piscina, causando uma grande sujeira.



Com isso, tudo vira um grande estresse. Mas, ainda bem que temos os nossos especialistas em jardinagem para nos ensinar a acabar com o problema das folhinhas de uma vez por todas: Para diminuir o trabalho, o plantio de espécies de plantas de folhas perenes ajuda, além de compor excelente visual nestas horas de lazer junto à piscina com a família e amigos.

Não queremos dizer que o jardim deva ser feito de plantas de folhas rígidas como aloés ou bromélias. Mas existem muitas plantas ornamentais de ótimo efeito paisagístico que podem ser usadas para o projeto ao redor de uma piscina. Não é preciso colocar plantas em demasia, basta um maciço com plantas bem escolhidas que darão a nota alegre e colorida ao espaço.



Clima Mais Temperado

Existem piscinas que se localizam em ambientes com o clima ameno, próprio para algumas espécies se desenvolverem, como é o caso das coníferas. Elas criam uma verdadeira barreia contra os ventos que levam folhas indesejáveis para as suas águas. A principal espécie utilizada para este fim é a  junípero kaisuka (Juniperus chinensis).



Devem ser plantados a uma distância de 60 cm um do outro, em linha, comporão a tela de fundo, dizem os profissionais da área. Outras plantas que podem ser muito importantes na proteção da sua piscina e do jardim como um todo são: abélias (Abelia grandiflora), gardênia (Gardenia jasminoides) ou hibiscos (Hibiscus rosa sinensis).

Outras bastante floridas e coloridas são:  lantanas (Lantana camara), Ixora (Ixora chinensis) e lavandas (Lavandula dentata). Esta podem iluminar o seu jardim quando chega a primavera, época em que elas começam a florescer. Durante o verão, quando a piscina é mais usada, elas ainda estarão com as suas belas flores a mostra, o que deixará o clima muito mais agradável de se ver.

Clima Mais Quente

Algumas piscinas ficam em locais mais quentes, favorecendo o desenvolvimento de algumas espécies específicas. é o caso do  o hibisco da Síria (Hibiscus syriacus) ou bambus (Bambu gracilis) que também servem como uma barreira de privacidade para o seu quintal.

Elas conferem um ar bem mais tropical em volta da piscina. As espécies Jerivá (Syagus) ou cicas (Cycca revoluta) também servem de grande ajuda e segundo os profissionais: São facilmente encontradas e também resistem ao frio, podendo ser usadas em locais mais ao sul do país. Os jerivás tem na verticalidade seu maior encanto, enquanto as outras são muito ornamentais pela forma de suas folhas.



Ixora (Ixora coccinea), abélias (Abelia grandiflora),  mussaendas (Mussaenda) ou mil-cores (Breynia) são arbustos que se desenvolvem super bem neste clima mais quente! Helicônias (Heliconia), a ave-do-paraíso (Strelitzia) ou a orquídea-bambu (Arundina) têm uma característica muito favorável a este tipo de ambiente, já que possuem folhagens e flores muito marcantes. São plantas do grupo das herbáceas.

As Coberturas Vegetais



Elas são ótimas para ambientes com piscinas e segundo os especialistas: Uma boa opção é a cinerária (Senecio), de altura média ou uma rasteira, a hera (Hedera) verde ou variegada. Se a opção for usar mulching de cascas de pinus, não haverá necessidade de bordadura, mas no caso de desejar um arremate para o canteiro, o uso de begônia (Begonia semper florens) ou liríope (Liriope) fará belo efeito.



A begônia pode ser encontrada com folhas verdes ou cor de vinho e as flores em branco, rosa e vermelha. A opção pela cor de folhas e flores dependerá da cor das outras plantas do conjunto planejado.  O liríope tem suas folhas semelhantes a um capim num tom de verde-prata, muito interessante para arremate do canteiro. 

 Optando Por Vasos



Exitem aquelas espécies mais delicadas que se desenvolvem em qualquer clima, só que em pequenos vasinhos. Tais composições de espécies podem gerar um lindo canteiro em volta da sua piscina. Veja algumas dicas dos especialistas em jardinagem: Formas de canteiros podem ser delineados num desenho esquemático, onde curvas são melhores que linhas retas.

Ao longo do comprimento da piscina poderá haver um canteiro estreito com plantas altas como os juníperos ou hibiscos, mas deve-se procurar reservar algum espaço para compor um maciço de plantas. O jardim ao redor da piscina deve trazer ao observador beleza, tranquilidade e relax, pois é seu momento de desfrutar de um lazer no seu tempo livre.


Para quem não está com muito tempo para prestar muita atenção ao jardim, os profissionais aconselham: Para quem não aprecia muito cuidar de um jardim, o plantio de gramado e vasos com plantas perenes e sem grandes necessidades de manutenção também é uma boa opção. Dentre as plantas aqui sugeridas muitas podem ser cultivadas em vasos, então recomendamos a leitura das fichas para uma escolha adequada. 

Cuidado

Existem plantas que não são aconselháveis de se plantar em áreas com piscinas. Segundo os especialistas: Plantas que produzam exudações (leite) podem causar alergias ou manchas na pele. Lembre que há pessoas alérgicas a plantas como a árvore nativa aroeira, que incide perto do Guaíba.
Flores.culturamix.com.